Com a programação orientada a objetos, os códigos precisam ser executados de uma forma em particular. O front-end também é muito importante para que o usuário tenha segurança ao utilizar a ferramenta. Assim, a empresa constrói uma relação de confiança com ele e passa uma boa imagem. Se por acaso essa confiança for quebrada, a companhia pode acabar perdendo credibilidade. Já o front-end, como comentamos antes, é a conexão entre as funcionalidades de um sistema ou site com o usuário.
Quais são as principais diferenças entre Front-End e Back-End?
Trata-se das funções dos bastidores de uma aplicação web, a infraestrutura por trás do que está visível para as pessoas usuárias. A segurança de back-end se concentra na proteção de dados em armazenamento e trânsito. Todos os aspectos de autenticação, controle de acesso e segurança da sessão são gerenciados.
- E se o visual do seu site não estiver de acordo com a linha visual da sua empresa, a quem você deve recorrer?
- O problema de usabilidade ruim se aplica também a softwares, afinal, é preciso que o usuário consiga entender como a ferramenta opera.
- O termo front-end se refere à interface gráfica do usuário (GUI) com a qual as pessoas interagem, como menus de navegação, elementos de design, botões, imagens e gráficos.
- Ele é responsável por receber solicitações, processar dados e enviar respostas ao Front End.
- É importante continuar acompanhando o nosso blog e também assinar a newsletter, dessa maneira, você receberá posta diretamente no seu e-mail.
Tenha a ajuda dos melhores especialista em hospedagem agora mesmo!
Já o CSS é uma linguagem de estilo que ajuda a customizar o HTML e a personalizar visualmente a página. Permite realizar mais funções para tornar o visual mais atraente e dinâmico, de modo a otimizar a apresentação e a experiência. No fascinante universo da web, temos diversos agentes trabalhando em conjunto — fatores humanos e não humanos em interação constante.
Precisa de ajuda?
Podemos classificar como back-end tudo o que envolve como o projeto funciona, seja ele um site ou sistema. Ou seja, tudo o que o usuário não pode ver, como o banco de dados e também os curso de desenvolvimento web servidores. Aqui também é onde entra a segurança, estrutura e gerenciamento de conteúdo. Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação.
Com suas capacidades robustas de processamento e manipulação de dados, essas linguagens possibilitam a criação de sistemas escaláveis e seguros. Além disso, frameworks como Node.JS e Laravel fornecem estruturas sólidas para o desenvolvimento ágil e eficiente. O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor projetada especificamente para desenvolvimento web. Ele permite que você aplique estilos a páginas da web e que você faça isso independentemente do HTML.
- Em uma abordagem mais técnica, o back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação.
- JavaScript é uma linguagem de programação usada para provocar a interação do usuário junto a um site ou aplicativo.
- A máquina virtual do Java funciona como uma camada intermediária que consegue rodar códigos em quaisquer computadores, independente de onde o código foi compilado.
- Seus principais objetivos de desenvolvimento são criar uma arquitetura confiável que execute as funções do aplicativo com precisão e eficiência.
- O salário médio de um desenvolvedor PHP é de R$ 2.360,00, de acordo com o Vagas.
- Uma interface bem desenvolvida e intuitiva pode fazer toda a diferença na experiência do usuário, influenciando diretamente a forma como ele percebe e utiliza um sistema ou aplicativo.
Considera-se os dois para, finalmente, fazer um site web funcional e interativo. Além das linguagens de programação, os desenvolvedores também precisam estar familiarizados com sistemas de gerenciamento de bancos de dados, como MySQL, PostgreSQL e MongoDB, e com servidores web, como Apache e Nginx. O back-end, também conhecido como “o lado do servidor”, refere-se a tudo o que acontece nos bastidores para fazer um site ou aplicativo da https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ web funcionar. Inclui o servidor, o banco de dados e as aplicações que alimentam a parte visual, a interface. Seu desenvolvimento envolve manipular dados, implementar lógica de negócios, manipulação de erros e muito mais. Um desenvolvedor front-end precisa ter habilidades em linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, além de conhecimento em design de interfaces, para criar estrutura, estilo e interatividade nas páginas.
O profissional Full Stack é aquele que se especializa tanto com front-end como back-end de uma aplicação. Podemos considerar como linguagens baixo nível aquelas que se aproximam mais da linguagem de máquina. Em uma comparação grosseira, poderíamos dizer que o servidor é como um cozinheiro. O cliente faz seu pedido para o garçom (protocolo de comunicação), que o encaminha para a cozinha e repassa esse pedido ao cozinheiro. O cozinheiro então realiza todo o processo de preparação do prato e entrega ao garçom, que leva o pedido até a mesa do cliente. Veja na Figura 7 um exemplo de página web criada apenas com marcação de texto e estilização.
O que faz um desenvolvedor backend?
Outro fator importante que deve ser levado em conta no desenvolvimento front-end é o objetivo da empresa com aquele produto. No caso de um site, por exemplo, é preciso pensar sobre a mensagem que a companhia pretende passar ao usuário e quais suas expectativas em relação àquela página. Na verdade, no desenvolvimento front-end, o profissional irá mexer com o código em si, projetando com quais ferramentas o usuário irá interagir. Por esse motivo, é importante ter essa diferença em mente quando falamos sobre o assunto. Como é responsabilidade de um cientista a apresentação de dados de uma forma que seja útil para a compreensão, saber front-end ajuda na organização visual de informações. No contexto atual, podemos mencionar, por exemplo, a computação em nuvem como uma das tecnologias que mais gerou demanda para profissionais web.